valências

Desde que “entra” para a APPACDM o cliente percorre as várias valências que a Instituição tem ao seu dispor, tendo em conta a sua idade e as suas necessidades.

Aqui ficará a conhecer melhor os serviços que prestamos em cada valência e os Departamentos que servem de apoio a essas mesmas valências.

IPI

INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

Composta por uma equipa de profissionais com diferentes formações na área da Educação, da Saúde e da Segurança Social, a Intervenção Precoce é uma medida de apoio integrada, centrada na criança e na família, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente no âmbito da saúde, educação e acção social.

Destina-se a acompanhar crianças dos 0 aos 6 anos de idade (especialmente até aos 3 anos) com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento e suas famílias. Actualmente apoia 25 crianças que estão em amas, em casa ou a frequentar os Jardins de Infância da sua área de residência no concelho de Santarém.

 

SE

CENTRO SOCIOEDUCATIVO 

Para crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos, portadores de deficiência mental ou multideficiência, em escolaridade obrigatória.

Valência tutelada pelo Ministerio da Educação, de acordo com a Lei 3/2008 - Educação Especial; e Despacho 1102/97.

A equipa integra docentes destacados pelo Ministério da Educação que desenvolvem Atividades Curriculares disciplinares e de Apoio Curricular desenvolvidas por técnicos especializados - Fisioterapeuta,  Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Técnico de Serviço Social, Técnico de Educação Especial e Reabilitação, Terapeuta da Fala e Auxiliares. 



 

FE

FORMAÇÃO E EMPREGO

Para jovens a partir dos 15 anos, com deficiência mental, física, orgânica, multideficiência ou insucesso escolar. É uma formação com duração máxima de 3 anos, que pode ser inferior, dependendo da preparação para a integração no mundo do trabalho, dos formandos.

O curso possui dupla certificação, dando equivalência ao 9º Ano de Escolaridade.

· Ajudante de Serralharia;  Ajudante de Carpintaria; Ajudante de Cozinha e Limpeza; Ajudante de Lavandaria/Rouparia; Ajudante de Jardinagem

CAO

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

A APPACDM possui dois Centros de Actividades Ocupacionais: o CAO Aristides Graça e o CAO Nossa Senhora do Rosário e destina-se a jovens e adultos com deficiência mental ou multideficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que desenvolverão atividades ocupacionais - artes plásticas e decorativas, tecelagem e bordados, jardinagem e hortofloricultura, doçaria, atividades culturais e desportivas e terapeuticas.



 

ER

ESTRUTURAS RESIDENCIAIS

Destinam-se a jovens e adultos com deficiência mental ou multideficiência, de ambos os sexos, com idades não inferiores a 16 anos.

A APPACDM de Santarém dispõe de cinco estruturas residênciais, com diferentes localizações geográficas, na localidade de Vale de Santarém e na cidade de Santarém, brevemente na cidade do Cartaxo; e com diferenciados niveis de assistência de acordo com as necessidades dos clientes - residência permanente, lar de apoio, acolhimento temporário ou pontual e residência autónoma.



 

© 2015 by APPACDM SANTAREM. Todos os direitos reservados.

  • facebook-square
  • youtube-square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now